sábado, 5 de dezembro de 2009

Quase feriado

Apenas dois dias, a cada dois anos. Interessante viver numa cidade pequena. Acontece apenas um grande evento capaz de mobilizar a cidade toda, e é apenas durante dois dias, a cada dois anos. O dia em que sua tia pendura tudo o que é enfeite da cor da sua equipe em suas filhas, seu tio tira aquela bandeira velha e mofada do armário, seu primo diz que vai pegar todas, sua avó está empolgada vestindo a camiseta e pulando sem saber bem o porquê, e seu irmão já acorda bêbado, enquanto seu pai continua tomando chimarrão e sua mãe fazendo comida, porque acham tudo isso uma besteira. É, amigo. Isso se chama gincana.
Acho admirável a forma como algumas pessoas se envolvem nisso. E posso dividir isso numa pirâmide, onde o topo consiste naquela pequena parte que realmente perde grande tempo para estruturar tudo, organizar toda a equipe e levar a sério a busca pelo troféu. No meio, aquelas pessoas que se envolvem sãs, se reúnem e tentam colaborar com as tarefas. Mas, na base, se encontra a grande massa que enche totalmente a cara de pinga e compra a camiseta, só para dizer que participou. E são esses que no final, se a equipe ganha, dizem que ajudaram e participaram de tudo, mas, se a equipe perde, limitam-se a um "Ah, que se dane. Eu tava bêbado mesmo”.
E é incrível como alguns conseguem prolongar isso para quatro dias - transformam tudo isso numa grande cachaça. Começam na sexta, para se preparar para o sábado. No sábado, acordam de ressaca e, para esquecer isso, bebem de novo. E passam o dia inteiro bebendo, fazendo com que no domingo a ressaca continue e eles tenham que beber de novo pra esquecer. Então, no domingo à noite, se a equipe ganha, é motivo de comemoração e bebedeira; se ela perde, é motivo tristeza e (advinhe?) de bebedeira. Como conseqüência, na segunda é praticamente feriado. Porque? Todos entraram em coma alcoólico.

Um comentário:

  1. oaisoaiosioais-
    isso é verdade verdadeira!
    adoreei teu blog sabiiah?! *-*

    boa semana.

    ResponderExcluir